quinta-feira, 8 de maio de 2014

Grupo de Tabagismo da Unidade

GRUPO DE TRATAMENTO E PREVENÇÃO DO TABAGISMO

Objetivo: atuar, em equipe multiprofissional, com abordagens intensivas aos fumantes da comunidade de Realengo (usuários, funcionários) que desejam parar de fumar e/ou evitar recaídas no uso do tabaco.
Equipe: Equipe Multidisciplinar que conta com Enfermeira, Dentista , fisioterapeuta, ACS entre outros profissionais de apoio.  
Datas e Horários: Toda quinta-feira, das 10h às 12h, na CF Armando Palhares Aguinaga, são desenvolvidas atividades que integram a proposta de tratamento multidisciplinar aos pacientes  fumantes.
Os objetivos são:
- Informar e esclarecer acerca da dependência e seus riscos.
- Tratar a dependência da nicotina.
- Realizar sessões de motivação para ajudar na cessação do tabagismo e avaliar a motivação do tabagista para o tratamento.
- Avaliar o grau de dependência através de testes específicos.
- Realizar consulta médica individual para avaliação de comorbidades clínicas e/ou psiquiátricas que possam interferir no tratamento da dependência.
- Definir o tipo de tratamento mais indicado, de forma individualizada.
- Acompanhamento multiprofissional de todo o processo da cessação do tabagismo até o paciente completar um ano de abstinência.
Fluxograma do Atendimento
- Chegada do paciente: O paciente  pode procurar o serviço (na recepção da unidade ou o ACS de sua referencia) espontaneamente ou com encaminhamento interno de qualquer área.
- A porta de entrada é o Grupo Motivacional, no qual o paciente recebe informações, esclarecimentos e motivação para abandonar o cigarro. Permanece nesse grupo por no mínimo quatro encontros, antes de solicitar a triagem. É um grupo aberto, educativo. 
Triagem:  o paciente passa por uma entrevista para verificar o nível de dependência, Quando o paciente se mostrar realmente motivado a parar de fumar (após ter frequentado pelo menos quatro encontros no grupo motivacional), será encaminhado orientação, que é uma consulta individual (realizada pelo responsável pelo grupo), que visa levantar dados pessoais, familiares, história tabágica, grau de dependência à nicotina, motivação para parar de fumar, avaliação de doenças físicas e psiquiátricas, indicação do tratamento específico  e marcação da data de cessação do tabagismo.
Grupo Terapêutico: Neste grupo estão os pacientes que vieram encaminhados pela triagem e é onde se faz o acompanhamento do processo de cessação do tabagismo, por seis a oito semanas, trabalhando estratégias, sinais de abstinência, pressões familiares e sociais, acompanhamento medicamentoso, reforço positivo para continuar sem fumar. 
Após pararem efetivamente de fumar, os pacientes são convidados a manterem acompanhamento durante um ano, uma vez por mês, no Grupo Motivacional, onde relatam suas dificuldades no processo de cessação, estratégias usadas, técnicas de encorajamento, servindo inclusive para autoprevenção de recaída.
Como forma de incentivo e reconhecimento, os pacientes recebem uma consulta odontológica agendada para “limpeza nos dentes”.
Mais informações: (21) 24701-7787






0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Santa Cruz, S/N - Realengo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2401-7787