segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Cuidados com a hipertensão e diabetes - Grupos de Hiperdia - 12/09/2016

No Brasil, as doenças cardiovasculares, o câncer, as causas externas e o diabetes representa 55,2% do total de causas de óbito, sendo que as doenças cardiovasculares respondem por 31% do total de mortes - segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.  Pensando nisso, foram elaborados protocolos clínicos para garantir o cuidado dos nossos pacientes hipertensos e diabéticos.

As consultas do hipertenso e diabético são alternadas entre o profissional médico e enfermeiro, e além disso o usuário também participa do Grupo de Hiperdia - O grupo têm por objetivo ampliar o cuidado e o acompanhamento deste usuário, oferecendo orientações pertinentes ao controle e agravo da hipertensão e diabetes.

Os usuários recebem orientações sobre hábitos saudáveis de vida, são estimulados a ingressar no Programa Academia Carioca, se necessário, são encaminhados para cardiologia ou endocrinologia, por exemplo, recebem prescrições de exames laboratoriais e eletrocardiograma, recebem medicamentos e insumos, no caso dos pacientes insulino depententes, como glicosímetro, fitas, seringas, lancetas e lancetadores. Também são matriciados pelo NASF, e quando necessário recebem orientações e também atendimento da nutrição, farmácia e psicologia.

Em nossa unidade contamos também com o Grupo Insulina Minha Amiga, que fornece orientações e tira dúvidas dos usuários, e familiares, que fazem uso de insulina.

Os dados mencionados acima estão diminuindo! E a sua saúde, só tem ganhado!

Vem para o Hiperdia!

Usuários, deixamos o link, para download, do Guia Alimentar de Bolso, elaborado pela Governo Federal: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_bolso.pdf
Nele vocês obtém orientações para alimentação saudável / alimentação por faixa etária e também ensina a calcular o Índice de Massa Corporal, além de informar se ele está adequado,

Confira um pouco dos nossos Grupos de Hiperdia:












Postado por ACS Tayná Martins

Um comentário:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Santa Cruz, S/N - Realengo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2401-7787