Inicia hoje, com o DIA D, a Campanha de Prevenção contra a Poliomelite, também conhecida como paralisia infantil. Devem receber a vacina crianças com idade entre 6 meses de vida de 5 anos incompletos. As crianças que estão iniciando o esquema vacinal devem ser imunizadas com a vacina inativada (VIP injetavel), aplicada aos 2 e 4 meses de vida, ou seja crianças nessa faixa etária não estão indicadas a tomar o reforço. Já a partir do 6º mês a criança deverá receber uma dose oral (VOP) e a partir do 15º mês outras doses orais como reforço.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, freqüentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga estará em funcionamento neste sábado Dia D até as 17h. Traga seus filhos de até 4 anos, 11 meses e 29 dias. ou 5 anos incompletos para prevenir a doença e também recrear conosco através de pinturas, brindes e brincadeiras. Além disso, oferecemos um ambiente propício para a amamentação, com orientações e confortáveis poltronas, garantindo também o bem estar das mamães que estão amamentando.
Postado por ACS Tayná Martins
0 comentários:
Postar um comentário