QUEM SOMOS


Secretaria Municipal de Saúde
Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento A.P 5.1

             A Unidade de Saúde da Família CF Armando Palhares Aguinaga  anteriormente chamado CMS COHAB está sob subordinação da coordenadoria de área programática (CAP 5.1), do município do Rio de Janeiro. Foi inaugurada em agosto de 2004, sendo composta inicialmente por cinco Equipes de Saúde da Família e duas Equipes de Saúde Bucal (uma modalidade I e outra Modalidade II ). Atualmente são 8 Equipes de Saúde da Família, 3 dessas em expansão, uma Equipe de Saúde Bucal e um núcleo do NASF. 
História da Comunidade



No dia 21 de setembro de 1971 alguns caminhões da prefeitura chegaram na comunidade carente próximo ao atual porto,  para buscar os primeiros moradores. Na Rua da Citara funcionava um posto provisório da COHAB onde os moradores recebiam o documento e as chaves do apartamento. Cada um segundo a seguinte forma: para cada barraco um apartamento. O motivo desta transferência foi a construção do Cais do Porto,visando a melhoria da cidade do Rio de Janeiro com transportes marítimos (importação e exportação), desocupando assim a favela do Parque Arará e adjacências.
No início as ruas eram especificadas por letras, como: Rua A,Rua F, Rua C,etc. Quando os primeiros moradores chegaram já havia infra-estrutura urbana,mas na praça ainda não havia iluminação. Nesta época havia muita violência,tráfico, e morte, porém com a instalação do DPO este quadro mudou, abaixando o índice de criminalidade. A maioria dos moradores da COHAB possui apartamento próprio, herdados dos pais ou avós que viveram nos caminhões. Após os moradores oriundos do Caju e Ramos ocuparem os apartamentos, a COHAB distribuiu o restante entre funcionários públicos, pessoas sorteadas, etc. Posteriormente a comunidade pode contar com escolas municipais, com a Fundação Leão XIII, a FAETEC,e creches. Ao contrário do que muitos pensam, a COHAB não é uma invasão, cada morador ocupou legalmente seu imóvel e criou raiz. Hoje há uma diversidade de pessoas oriundas de vários lugares do Rio de Janeiro. Os moradores foram melhorando de vida, e se mudando para casas em outros bairros, motivo pelo qual existem alguns apartamentos alugados. Com a construção e ocupação do conjunto,os terrenos próximos foram sendo invadidos e legalizados com documentos de posse. O Conjunto Habitacional D. Pedro I possui o total de 82 prédios e uma caixa d’água para abastecimento. A única área de lazer é a praça,reformada a pouco tempo. A comunidade possui 18.000 habitantes, havendo entre estes trabalhadores formais e informais, sem um padrão único de profissão, sendo grande o número de desempregados e aposentados.

Reinauguração

Em 13 de agosto de 2013 a unidade foi reinaugurada como Clinica da Família Armando Palhares Aguina, com a previsão de expansão de 05 para 08 equipes de saúde da família no centro comercial de Realengo e passando a cobrir uma área e população de aproximadamente 30.000 usuários.

Localização: Avenida Santa Cruz, s/n - Realengo 
(Em frente ao Banco do Brasil)

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Santa Cruz, S/N - Realengo

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2401-7787